O livro «Por trás das cenas sobre os jogos de Harry Potter — os três primeiros anos em Hogwarts»

Livro

Nós raramente fazemos análises de livros, mas este livro é especial, uma vez que é dedicado aos três primeiros jogos sobre Harry Potter!

Título original: “Dans les coulisses des jeux vidéo Harry Potter. Les trois premières annèes à Poudlard. » («PIX N LOVE», 15.11.2019)

Apesar de existirem algumas ilustrações no livro, não iremos colocar nenhuma nesta análise. Mas para que tu, o nosso leitor, não fiques tão aborrecido com a leitura, decidimos fazer a análise como um pequeno artigo no formato de perguntas e respostas.

Então… vamos começar!

 

1. Que informação é que o livro dá?

— Histórias que formam a história — indo desde as questões de planificação do primeiro jogo até ao lançamento do terceiro jogo.

— As pessoas e organizações/empresas que participaram na criação dos três primeiros jogos.

— Citações tiradas de cartas dos desenvolvedores dos jogos com quem o autor do livro entrou em contato.

 

2. Isto é um artigo de publicidade ao livro?

— Não, apenas queremos falar sobre este livro. Mas… não recusaríamos se nos dessem um cartão escrito e autografado pelo autor do livro ;-)

 

3. Onde é que o autor do livro obteve as informações?

— De acordo com a bibliografia, as fontes principais foram revistas de jogos, sites temáticos dos jogos, e naturalmente, correspondência trocada com os desenvolvedores.

 

4. Será que posso ter exemplos de tópicos de cada ano?

— Ano 1 (Pedra Filosofal): Modelação das personagens, criação dos Cromos de Feiticeiros com base em retratos de bruxas e feiticeiros famosos, criaturas mágicas, algumas das caraterísticas das versões dos jogos para cada plataforma existente, sobre game engines, e também questões empresariais.

— Ano 2 (Câmara dos Segredos): Arquitetura de Hogwarts, animações dos feitiços, questões empresariais. Algo mais também estava lá ;-)

— Ano 3 (Prisioneiro de Azkaban): As três principais personagens, revisão de Hogwarts, o Vira-Tempo, Dementors, Hipogrifos, livros de texto, caraterísticas únicas dos jogos em cada uma das plataformas disponíveis, e também questões empresariais.

— Quidditch nos primeiros jogos: As caraterísticas únicas das diferentes equipas de desenvolvimentos dos jogos, e a sua posterior implementação em cada plataforma, questões empresariais.

 

5. Existe alguma informação sobre a música que acompanha cada um dos jogos?

— Sim, claro! Por exemplo, o livro tem um capítulo dedicado às contribuições de Jeremy Soule e Ian Stocker à atmosfera musical dos jogos.

 

6. Quais empresas desenvolvedoras são mencionadas no livro?

— Electronic Arts, Argonaut Games, Know Wonder, Criptonite, Eurocom, Warthog Games, Magic Pockets, entre outras.

 

7. Este livro só está disponível em Francês?

— Sim. Na altura que esta análise foi escrita, o livro apenas existe em Francês, mas esperamos que editoras de outros países se interessem pela sua publicação ;-) uma versão em Inglês, Português ou Russo (língua principal do site) seriam muito bem-vindas!

 

8. Qual é a tua opinião deste livro?

— Durante a leitura do livro, tivemos a sensação que estávamos sentados mesmo ao lado do autor! Ele fala-nos sobre os jogos que conhecemos e acarinhamos durante tantos anos, e apesar de já sabermos parte da história dos jogos, o autor sabe como juntar algo novo e interessante à informação que já sabíamos.

 

9. O livro também fala de situações que surgiram durante o desenvolvimento dos jogos?

— Oh, não. :-) Apenas sabemos tópicos de informação das regras e tradições do mundo mágico, bem como das caraterísticas dos cromos e jogabilidade.

 

10. A quem é este livro recomendado?

— A toda a gente que goste dos primeiros três jogos de Harry Potter e tenha interesse em saber a história da criação destes jogos, e como/porque é que os jogos foram feitos da forma que os conhecemos tão bem :-)

 

11. Este artigo é personalizável ;-)

— Não. Quanto ao cartão postal… já falamos dele em cima :-)

 

E assim termina a nossa mini-análise. Esperamos que seja útil. Entretanto… precisamos de ler um pouco mais, caso contrário teremos que devolver o livro ;-)


Análise por: Alexms69

Autor do livro: Gaëtan Boulanger

Tradução em Português: SakuraHynan

A administração do site agradece a @HP_Archivist pelo fornecimento de uma cópia deste livro, o que nos permitiu a criação desta análise.

P. S. Gostaríamos igualmente de agradecer ao autor deste livro por ter criado uma obra única que nos oferece respostas a várias questões que já foram discutidas dentro da nossa comunidade durante vários anos. :-)


Envia um comentário (envia uma coruja!)

O teu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

 

1. Se quiseres publicar um comentário apenas para os administradores do site, adiciona a palavra "top_secret" ;-)
2. Os nossos emoticons (abre num novo separador)
3. Para adicionar uma imagem num comentário, utiliza os serviços de carregamento de fotos online (com o código HTML adequado para inserir a imagem).
Para colocar um ficheiro, podes utilizar um serviço de armazenamento de ficheiros, como por exemplo o Yandex ou o Drive.