História. Discos com materiais adicionais para filmes

É sabido que filmes baseados nos livros sobre as aventuras de Harry foram lançados em DVDs da marca. Ao mesmo tempo, o disco com o filme foi acompanhado por um disco com materiais adicionais. Existem 4 desses discos em nossa coleção, portanto, consideraremos apenas eles. O que pode ser encontrado nesses discos? Vamos lembrar.

Vamos fazer uma reserva imediatamente que os detentores dos direitos de Harry e seus amigos proíbem a demonstração de videoclipes tanto do próprio filme quanto de discos de materiais adicionais. Gostaríamos de agradecê-los por seu grande amor pelos amantes da criatividade de JK Rowling e continuar nossa história.
Cada um desses discos continha dois tipos de material: para reprodução em um DVD-player e em um computador.

O seguinte estava disponível para o DVD player:

1. Menu de vídeo estilizado para cada filme.
2. Entrevista com cineastas e atores («nosso filme é o melhor, todos nos amamos … continue comprando nossos filmes …» ;-))
3. Visita guiada a uma ou mais instalações ou instituições de Hogwarts em Hogsmeade ou no Beco Diagonal.
4. Mini-jogos baseados em perguntas ou pressionando botões no controle remoto do jogador. Ao assistir a um disco usando um reprodutor de software, muitos desses materiais se tornam parcialmente acessíveis, uma vez que você não pode iniciar um botão no controle remoto, que não está lá.
5. Cenas do filme cortadas durante a edição.
6. Esboços de personagens ou objetos.
7. Histórias sobre como o filme foi feito (o melhor filme).

Um recurso interessante. O disco do primeiro filme só poderia ser aprendido completando tarefas de atenção e velocidade. Por exemplo, você primeiro tinha que encontrar uma chave em um dos vídeos. Depois disso, você poderia tirar dinheiro de Gringotes e comprar algumas coisas em lojas, por exemplo, uma varinha mágica.
Depois de comprar uma varinha mágica, materiais sobre feitiços e minijogos tornaram-se disponíveis.
Os discos subsequentes permitiram acesso imediato para todos os conteúdos.

Se você inserisse o disco na unidade de DVD de seu computador, encontraria o seguinte:
1. Versões de demonstração de jogos para o computador (não há versão de demonstração para o terceiro jogo, e uma das duas demos estava disponível para o segundo jogo).
2. Minijogos muito simples de estrutura e função baseados em tecnologias Flash e Director (Shockwave Flash). Você tinha que jogar usando um navegador da web ou um shell de disco proprietário.



Começando com o disco do segundo filme, um apêndice sobre os principais eventos do mundo mágico estava disponível (time.dcr). Abaixo você pode ver sua versão para o quarto filme (para o terceiro e quarto filmes não havia mais nada para o computador).


3. Para o primeiro filme, o seguinte estava disponível adicionalmente: um cliente de e-mail e criação de uma caixa de correio no site do detentor dos direitos autorais, uma versão demo de um jogo de cartas online, protetores de tela baseados em animações em loop, que eram muito difíceis de remover do sistema.
4. No disco do segundo filme, estavam disponíveis arquivos PDF com imagens de peças para montagem de uma maquete tridimensional do Salão Principal, além de marcadores e labirintos.

Estranhezas, erros e deficiências

Apesar do conteúdo muito interessante, os discos com materiais adicionais podem estragar o humor de seus jovens usuários. Como eles puderam fazer isso? Muito simples.

1. Para visualizar o conteúdo do disco, era necessário usar um reprodutor proprietário (InterActualPlayer), seu instalador normalmente iniciava automaticamente (se a execução automática não fosse proibida pelas configurações do sistema). Era uma mistura de um reprodutor de vídeo e um navegador baseado no Internet Explorer. Após a instalação e inicialização, ele pode facilmente mostrar uma mensagem de erro e se recusar a funcionar. Não foi possível avaliar seus benefícios em meados dos anos 2000 ou posteriormente. O que fazer? Abra a unidade como uma pasta no Windows Explorer e visualize cada pasta. E daí? Você comprou um DVD de marca ;-)
2. Para reproduzir animações e fragmentos de vídeo, era necessário ter componentes adicionais instalados no sistema Windows (alguns discos também funcionavam em MacOS): as últimas versões de Flash players, Shockwave Flash, QuickTime Player. Se eles não estivessem no sistema, um convite para baixá-los de sites oficiais aparecia nas páginas do navegador. E em meados dos anos 2000, isso estava longe de ser possível. Uma vez que era muito caro conectar-se à Internet.
3. Após a reprodução de alguns vídeos, uma tela inicial apareceu para lembrar que o detentor dos direitos autorais permite que apenas a pessoa que comprou o disco veja o conteúdo do disco. E também para aqueles que são seus parentes. Não tente mostrar a seus vizinhos fora de sua casa ;-) Além disso, este protetor de tela muitas vezes poderia «travar», o que causava sentimentos bastante compreensíveis. Normalmente, todos os materiais de informática eram exclusivamente em inglês. Ocasionalmente, era possível encontrar versões de programas em francês ou alemão.
5. Vídeos diferentes em um disco podem ter uma, quatro ou mais faixas de áudio e legendas.

Resumo. Apesar de todas as deficiências, os materiais dos discos ainda deram ao espectador um pouco de magia, pois foi possível aprender algo novo ou participar de alguns eventos. E também sinta o efeito de estar presente nas excursões.

Nostálgico: Alexms69


Envia um comentário (envia uma coruja!)

O teu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

 

1. Se quiseres publicar um comentário apenas para os administradores do site, adiciona a palavra "top_secret" ;-)
2. Os nossos emoticons (abre num novo separador)
3. Para adicionar uma imagem num comentário, utiliza os serviços de carregamento de fotos online (com o código HTML adequado para inserir a imagem).
Para colocar um ficheiro, podes utilizar um serviço de armazenamento de ficheiros, como por exemplo o Yandex ou o Drive.